Daiana Santos
valorização do salário mínimo regional é aprovada na Câmara

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (16) uma moção de apoio à valorização do salário mínimo regional. A proposta, de autoria das vereadoras Daiana Santos e Bruna Rodrigues, foi aprovada em votação simbólica no parlamento porto-alegrense.
A moção solicita aos deputados estaduais e federais gaúchos que construam uma proposta de reajuste que minimamente reponha a inflação do período dos últimos dois anos, quando tivemos um reajuste do custo da cesta básica que ultrapassou os 32,5%, segundo cálculos do DIEESE.
Essa valorização significa um poderoso instrumento de democratização da renda, desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida para mais de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras gaúchos. Auxilia na estabilidade da economia, na medida em que este sistema tem o potencial de gerar uma sólida circulação da demanda de consumo para um crescimento sustentável, baseada no fortalecimento do poder de compra e demanda agregada, servindo como alavanca para fazer a roda da economia girar.
Valorizar o Salário Mínimo Regional é apostar na valorização do trabalho que, junto a um projeto de desenvolvimento que priorize os setores produtivos e apoio à pequena e média empresa, permitirá à economia do estado construir as condições básicas para gerar mais empregos e para recolocar o Rio Grande nos trilhos do desenvolvimento.
Leia o texto da Moção de Apoio na íntegra:
Texto: Júlia Soares - MTB: 18880/RS