Search
  • Daiana Santos

NOTA DE REPÚDIO


A Bancada Negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Porto Alegre vem a público manifestar Repúdio aos ataques intolerantes a Iyalorixá Kelma de Iyemonjá coordenadora estadual da RENAFRO Ceará e as tradições de matriz africana. Fato ocorrido por ocasião da realização do encontro com os Movimentos Sociais e Culturais na cidade de Fortaleza no último dia 21 de agosto.







Infelizmente o Racismo Religioso como instrumento de perseguição as tradições de origem negra vivenciado no Brasil mais uma vez se manifesta. Representado pelo o discurso de ódio e postagens intolerantes da presidente do PTB Mulher do estado do Maranhão Flávia Berthier, da Deputada Estadual pelo Estado de Pernambuco Clarissa Tércio, de vereadores e influenciadores digitais da extrema direita, que, diante de um evento multicultural, focaram isoladamente seus ataques nas redes sociais ao ato da Iyalorixá Kelma de Iyemonjá em homenagear as divindades africanas e entidades da Umbanda.

De igual forma nos solidarizamos com o povo de terreiro de Caxias do Sul que estão sendo brutalmente atacados por grupos covardes que os ameaçaram de atear fogo nas casas de religião.

Convocamos as religiões de matriz africana, os movimentos sociais e setores progressistas da sociedade brasileira para estarmos atentos e enfrentarmos toda e qualquer investida de cunho discriminatório que busque inferiorizar grupos étnicos rompendo com princípios fundantes da igualdade de direitos das sociedades democráticas.


Vereadora Bruna Rodrigues

Vereadora Daiana Santos

Vereadora Karen Santos

Vereadora Laura Sito

Vereador Matheus Gomes