Search
  • Daiana Santos

Nossa proposta de cidade

Updated: Aug 4

Conheça as emendas apresentadas pela Mandata Plural & Engajada & Combativa para o Plano Plurianual de Porto Alegre.


Em 2020, a partir da candidatura de Manuela D’Ávila à prefeitura de Porto Alegre, apresentamos um projeto de cidade construído de forma participativa e democrática. Apesar de este projeto não ter sido o escolhido pela maioria do eleitorado da Capital, continuamos trabalhando para que nossa Mandata Plural, Engajada & Combativa atenda aos anseios identificados, sempre buscando ampliar o significado de igualdade e justiça social à nossa população.




Na esteira desse processo, apresentamos agora as propostas da Mandata para o Plano Plurianual (PPA) da cidade. O PPA traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo do governo municipal para a cidade. Ele prevê as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos, e expressa parte importante da visão estratégica da gestão pública que atualmente preside o Executivo.



No Plano Plurianual também devem ser definidas questões como programas pretendidos pelo governo; estratégias do governo; objetivos e metas a serem alcançadas; ações que se pretende pôr em prática; e metas e resultados planejados pelo governo.


Com vigência de quatro anos (2022-2025), o PPA é um importante instrumento para escolhermos, mesmo que de maneira limitada, quais acreditamos que devam ser as prioridades do governo. Acima de tudo, é um exercício de cidadania frente a um dos pilares do funcionamento do estado: a formulação do orçamento público.


Com ideias e ideais construídos pela mandata em conjunto com o Colegiado Participativo, apresentamos 14 diferentes emendas ao próximo PPA. Todas as propostas buscam contemplar as populações mais vulneráveis da cidade, como a proteção das mulheres; defesa dos trabalhadores desempregados; defesa da população LGBTQIA+; defesa da população negra; defesa da periferia; defesa do fim da fome generalizada que se alastra pelo país, entre outras.


Nossas emendas refletem a Porto Alegre que gostaríamos de construir para os próximos anos, dentro da qual não se tolerará mais a violência direcionada às minorias; o descaso com as populações em situação de vulnerabilidade; a falta de assistência à população de rua; e pessoas em situação de insegurança alimentar grave.


Com as propostas de emendas parlamentares que serão apresentadas a seguir, buscou-se apresentar proposições que dialoguem com as necessidades mais urgentes das populações em situação de vulnerabilidade, mas que também dêem atenção às desigualdades históricas presentes em nosso país, tal como desigualdade de gênero e de raça/cor.


Conheça as nossas propostas para o Plano Plurianual de Porto Alegre!


Acesse o arquivo abaixo:


Conheça as nossas 14 propostas para o Plano Plurianual de Porto Alegre (5)
.pdf
Download PDF • 6.91MB