Search
  • Daiana Santos

Gabinete na rua: prefeitura lança o "ação rua - adultos"


A Mandata da Vereadora Daiana Santos participou na terça-feira (17) do lançamento do Ação-Rua Adultos nesta terça-feira no Abrigo Marlene. Com esse novo plano, a prefeitura planeja buscar o atendimento territorial das pessoas em situação de rua.


O serviço de assistência social de Porto Alegre necessita cada vez mais da atenção e do apoio do Poder Público. As pessoas em situação de rua precisam de ações concretas e constantes ,desta forma continuaremos fiscalizando e contribuindo para melhoria dos serviços.



Foto: Cesar Lopes/PMPA


Veja mais informações do 'Plano Ação Rua - Adultos' apresentado ontem pela prefeitura:


Toda a ação será intersetorial, unindo assistência social, trabalho, saúde, educação, habitação, segurança, esporte, cultura e sociedade civil. Identificadas as necessidades, as pessoas serão encaminhadas para atendimento até obter a reinserção social ou acolhimento institucional.


O programa mantém as 12 equipes interdisciplinares de abordagem nos territórios, vinculadas aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), e inclui a criação de mais quatro Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POPs regionais), totalizando sete unidades, mais seis Consultórios na Rua, somando nove postos.


Também prevê o fortalecimento do Sistema de Proteção Social, acompanhamento dessa população para acesso aos serviços da Rede de Assistência Social, além da capacitação sobre redução de danos para abordagens nas ruas pelas equipes de saúde do Centro de Atenção Psicossocial de Atenção Diária (Caps AD).


Grande parte do programa será executado pelas equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania. A presidente Cátia Lara Martins agradeceu a toda a rede que já atua no setor. “O nosso papel é trabalhar e garantir os direitos básicos”, destacou. Os serviços são pautados no conceito de descentralização e intersetorialidade, visando a promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida, resolvendo os problemas concretos que incidem sobre a população vulnerável.


Confira a proposta completa:

plano_AÇÃO RUA
.pdf
Download PDF • 1.03MB