Search
  • Daiana Santos

Dia da Visibilidade Lésbica terá programação especial. Confira:



O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado no próximo domingo (29). A data foi estabelecida em contraposição ao histórico apagamento de mulheres lésbicas dentro do movimento LGBTQIA+ e do movimento feminista.


A data tem como objetivo denunciar, além da invisibilização, as diversas violências psicológicas, simbólicas, físicas e econômicas sofridas por mulheres lésbicas em todos os espaços da sociedade.




A data faz referência à realização do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale) realizado no Rio de Janeiro, em 1996, para tratar de temas relacionados à violação de direitos das mulheres em razão da sua orientação sexual. Desde então, o tema é lembrado ao longo de todo o mês de agosto.


Para homenagear a data e honrar a trajetória de luta de mulheres lésbicas que doaram suas vidas às causas do movimento, a nossa Mandata Plural lança, em parceria com o Zita’s Tap House, o projeto “Nossas Histórias - Visibilidade Lésbica 2021”.


Idealizado pela empresária e vereadora suplente de Porto Alegre, Dea da Matta, em parceria com a vereadora Daiana Santos, Zitas Tap House e a Cervejaria DaLuz, o projeto é uma homenagem a seis mulheres lésbicas que fazem parte da nossa história, através de uma coleção de latas de cervejas que terão suas fotografias e um pouquinho da história de cada uma.


Algumas já se foram e deixaram sua marca de resistência e muita luta em defesa da democracia, pelos direitos humanos e pelos direitos das mulheres lésbicas. Outras, estão seguindo a mesma história de resistência e luta por um mundo com justiça social, igualdade de oportunidades e direitos, e livre do racismo, machismo e LGTBfobia.

A convite de diversos grupos e entidades que lutam pela articulação de políticas públicas para as mulheres lésbicas, a Mandata Plural & Engajada participa também da abertura da exposição fotográfic


a “Histórias Lésbicas de Porto Alegre - 15 anos de Visibilidade Lésbica”, e da live “Vivências Lésbicas e Conjuntura Política em Tempos de Pandemia”, no Facebook. Organização: Mosaicos Feministas, UNA LGBT, Virgínias, Movimento de Mulheres Olga Benário, Outra Visão LGTB, Rede LesBi Brasil, Jornada Lésbica, Rede Sapatá, Marcha Mundial das Mulheres, Núcleo de Diversidade Sexual do SINTRAJUFE-RS.



Confira a programação:


Dia 27/08, 19h

Abertura da exposição fotográfica “Histórias Lésbicas de Porto Alegre - 15 anos de Visibilidade Lésbica”

Quem: Mosaicos Feministas, UNA LGBT, Virgínias, Movimento de Mulheres Olga Benário, Outra Visão LGTB, Rede LesBi Brasil, Jornada Lésbica, Rede Sapatá, Marcha Mundial das Mulheres, Núcleo de Diversidade Sexual do SINTRAJUFE-RS.


Local: Venezianos Pub Café - Rua Joaquim Nabuco, 397



Dia 28/08, a partir das 14h

“Sem Sapatão o Brasil Para” - Lançamento da coleção de cervejas “Nossas Histórias” Local: Zita’s Tap House - Praça Cônego Marcelino, 21



Dia 29/08, 17h

Live “Vivências Lésbicas e Conjuntura Política em Tempos de Pandemia”, no Facebook.

Quem: Mosaicos Feministas, UNA LGBT, Virgínias, Movimento de Mulheres Olga Benário, Outra Visão LGTB, Rede LesBi Brasil, Jornada Lésbica, Rede Sapatá, Marcha Mundial das Mulheres, Núcleo de Diversidade Sexual do SINTRAJUFE-RS.

Local: https://www.facebook.com/daianasantospoa