Search
  • Daiana Santos

Bancada LGBTQIA+ de Porto Alegre propõe criação de banco de dados sobre a comunidade LGBTQIA+

Bancada LGBTQIA+ de Porto Alegre propõe criação de banco de dados sobre a comunidade LGBTQIA+ na cidade.


Pela primeira vez na história de Porto Alegre, a Câmara Municipal de Vereadores contará com uma bancada com cinco vereadores LGBTQIA+ em sua composição. Na data que marca a luta por direitos em todo o mundo, os vereadores da Capital se unem não apenas para celebrar o dia 28 de junho, mas também para reforçar a importância de pautar as lutas e de garantir a representatividade dessa população.


Da esquerda para a direita: Ton Falcão (PT), Movimento Coletivo - Airton Silva e Giovani Culau (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Natasha Ferreira (PSOL), Andrea da Matta (Solidariedade)


A primeira bancada LGBTQIA+ da Capital protocolou, nesta segunda-feira, um projeto de lei que cria o relatório situacional para composição de banco de dados qualitativo e quantitativo da população lgbtia+. Além da vereadora Daiana Santos (PCdoB), a bancada LGBTQIA+ é formada pelos suplentes que, nesta data, ocupam a titularidade: Andrea da Mata (Solidariedade), Giovani Culau (PCdoB), Natasha Ferreira (PSOL) e Ton Falcão (PT) (veja abaixo). Na justificativa do PL, destaca-se a necessidade de constituição de políticas públicas municipais que mapeiem e detalhem a população LGBTQIA+ para um efetivo enfrentamento da violência contra essa população. “Necessita-se do comprometimento de nosso Município na construção de políticas públicas desde à prevenção, com campanhas de conscientização sobre as diversas formas de violência, suas causas e direitos das pessoas LGBTQIA+, a inclusão deste debate nos sistemas de saúde e de educação e formação dos profissionais dessas áreas, até a valorização de políticas públicas de assistência e proteção às PESSOAS lgbtqia+ em situação de violência. Diante disso, para um melhor planejamento das políticas públicas municipais, bem como ações de outros setores da sociedade no enfrentamento da violência contra as pessoas LGBTQIA+, é preciso a sistematização e análise dos dados sobre elas, de forma a visibilizar a magnitude da violência vivenciada por pessoas LGBTQIA+ na cidade de Porto Alegre”, destaca o texto.


Um dos objetivos do PL é a criação de estatísticas periódicas sobre violência contra as pessoas LGTQIA+ para subsidiar a construção de produção de políticas públicas intersetoriais e eficazes de acolhimento e proteção às pessoas LGBTQIA+ em situação de violência.


Quem é a bancada LGBTQIA+ de Porto Alegre:


Andrea da Matta, 45 anos, mulher, lésbica, casada com Tamiris Sadik, mãe independente, dona de um bar na Capital e sommelier de cervejas nas horas vagas. É suplente do vereador Claudio Janta (Solidariedade).


Daiana Santos (PCdoB) é Educadora Social e Sanitarista formada pela UFRGS (Universade Federal do Rio Grande do Sul), lésbica e moradora da periferia de Porto Alegre. Militante e ativista de luta na rua, iniciou muito jovem no movimento negro e LGBTQIA+. É idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres POA, projeto social que atende mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade. É a primeira vereadora LGBTQIA+ assumida eleita em Porto Alegre.


Natasha Ferreira é militante LGBT, mulher travesti e estudante de gestão pública. Atuou como assessora parlamentar da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) na Assembleia Legislativa e agora está vereadora de Porto Alegre pelo PSOL. Nas eleições de 2020 recebeu 2.011 votos e foi eleita terceira suplente da bancada do PSOL na Câmara Municipal. É suplente de Roberto Robaina (PSOL).


Giovani Culau é Cientista Social, vereador em exercício pelo PCdoB junto ao Movimento Coletivo e presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Rio Grande do Sul. É suplente de Bruna Rodrigues (PCdoB).


Ton Falcão é cirurgião dentista e mestrando em saúde coletiva. Morador da Cidade Baixa, há muitos anos atua profissionalmente no Sarandi, onde fundou o projeto Transformando Sorrisos, que presta atendimento odontológico para pessoas Trans. Militante LGBTQIA+, da área da saúde e do Partido dos Trabalhadores, concorreu como candidato a vereador pela primeira vez nas eleições de 2020, como forma de levar sua militância também para o espaço institucional da Câmara de Vereadores. É suplente de Aldacir Oliboni (PT).


Contatos assessorias:

Andrea da Matta - Assessoria: Patrícia - (51) 99934-6945

Daiana dos Santos - Assessoria: Júlia Soares - (51) 99243-0162

Giovani Culau - Assessoria: Luiza Frasson - (51) 99696-9009

Natasha Ferreira - Assessoria: Samir Oliveira - (51) 99858-8076

Ton Falcão - Assessoria: Júlia Monteiro - (51) 99989-8260